Fasciíte Plantar

A fasciíte plantar é um processo  degenerativo que acomete uma estrutura denominada fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar).

Mais sobre a fasciíte plantar

A fáscia plantar é uma estrutura que recobre a musculatura da sola do pé e é formada de tecido fibroso e pouco elástico.

Essa condição causa uma dor forte na região do calcanhar que se assemelha a dor intensa e aguda, com piora dos sintomas nos primeiros passos do dia ou após longo período de repouso.

O que causa a fasciíte plantar?

A fasciíte plantar é causada, primariamente, pela sobrecarga mecânica e aumento de tensão na fáscia plantar.

Dessa forma ocorre microtraumas de repetição num ritmo maior que sua capacidade de regeneração.

Existem fatores de risco?

Tudo que exerce maior pressão na fáscia plantar por si só é um fator de risco para o desenvolvimento da fasciíte plantar.

Assim, alguns dos fatores de risco são:

• Sedentarismo e/ou obesidade;
  • Excesso de atividade física, especialmente em militares e corredores;
  • Uso de sapatos desgastados;
  • Utilizar o mesmo sapato/tênis todos os dias (não fazer “rodízio” entre os sapatos);
  • Correr em superfícies duras/poucos flexíveis;
  • Erros em treinamento;
  • Trabalho com carga horária predominantemente em ortostase (em pé) ou deambulando;
  • Limitação de dorsiflexão do tornozelo (causada pela falta de alongamento na maioria dos casos);
  • Assimetria de membros inferiores;
  • Pé cavo varo.
QUERO AGENDAR CONSULTA

Quais sintomas da fasciíte plantar?

Alguns dos sintomas característicos desta condição são:

• Dor na região medial do calcâneo (região de inserção da fáscia plantar no calcâneo) sendo pior nos primeiros passos do dia ou após longo período de repouso;
  • Piora da dor após atividades físicas
  • Dor na região do calcâneo após ganho de peso.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através do exame físico bem conduzido, não sendo necessário exames de imagem, como por exemplo, radiografia.

Devemos ressaltar um MITO existente em relação a esta doença: não há relação direta entre o achado de “esporão de calcâneo” e a fasciíte plantar. Isso porque, somente 50% dos pacientes com fasciíte plantar possuem o esporão.

QUERO AGENDAR CONSULTA

Como é o tratamento da fasciíte plantar?

O tratamento desta patologia é eminentemente conservador com alongamentos que permitem melhora dos sintomas já a partir da segunda semana.

Além disso, podemos usar outras abordagens, por exemplo:

• Alongamento do tríceps sural (batata da perna);
  • Uso de órteses para diminuir a dor nos primeiros 3 meses;
  • Mudanças do estilo de vida e de hábitos (como por exemplo, trocar os sapatos, rodiziar tênis no dia a dia, perder peso, etc.).

Então, sentiu dor na planta do pé ou calcanhar, procure ajuda!

A fasciíte plantar é causada predominantemente por uma degeneração da fáscia plantar que ocorre ao longo de anos.

Embora os pacientes com fasciíte plantar demorem, em média, 1 ano para procurar atendimento médico, quando antes você buscar auxílio profissional, mais rápido melhorará.

Isso porque, os sintomas diminuem consideravelmente em 80% dos pacientes após 1 ano de tratamento adequado!