Lesão no ligamento do pé e tornozelo: o que fazer?
A lesão em um ligamento do pé e tornozelo podem trazer dor e desconforto ao paciente e demanda tratamento adequado.
Nossos pés são compostos por estruturas bastante complexas, essenciais para nossa locomoção. Possui 26 ossos divididos em três grupos: ossos do tarso, ossos do metatarso e falanges.
Além disso, esses ossos movimentam-se através de diversas articulações sinoviais divididas em quatro grupos: intertarsal, tarsometatársica, metatarsofalangeana e interfalangeana.
Cada uma das articulações possui seus respectivos ligamentos responsáveis pela sua estabilização. Os ligamentos são estruturas formadas por tecido conjuntivo denso que fornecem alta resistência à tração.

Fonte: (Livro: Netter Exame Clínico Ortopédico)
Todavia, assim como as demais estruturas do pé e tornozelo, os ligamentos estão sujeitos a lesões que, quando ocorrem, podem afetar o funcionamento normal da articulação e proporcionar desconfortos ao paciente.
Os sintomas mais comuns destas lesões são a dor, inchaço e hematoma e a intensidade pode variar conforme o grau da lesão.
Causa da lesão no ligamento do pé
Podem ser as causas para uma lesão no ligamento do pé, por exemplo:
- Entorse;
- trauma direito;
- trauma indiretos;
- evolução da artrose.
No geral, a maioria das lesões na região ocorrem durante a prática esportiva ou são provenientes de acidentes de alto impacto, como as quedas de alturas elevadas.
Eventualmente, a lesão pode ocorrer em um acidente mais simples do dia a dia, como por exemplo, pisar em falso quando se está usando um salto alto ou pisar em um buraco.
Como fazemos o diagnóstico?
Quando o paciente chega no consultório com queixa de dor no pé, buscamos compreender sua história e fazer um exame físico completo no qual avaliamos as estruturas ósseas e ligamentares do membro.
Então, podemos solicitar exames de imagem para confirmar o diagnóstico, analisar a extensão da lesão e certificar se existem outras lesões associadas.
Por exemplo, poderemos solicitar radiografia ou ressonância magnética, que é uma excelente opção para diagnosticar e avaliar estas lesões.
Neste ponto, devemos ressaltar uma classificação geral de lesão ligamentar para avaliar e classificar o dano ao ligamento. Essa classificação auxilia no entendimento do quadro do paciente para o seu tratamento.
- Estiramento e micro lesões - Grau 1;
- lesão extensa, mas incompleta - Grau 2;
- Lesão completa, com rompimento do ligamento - Grau 3.
Tratamento da lesão no ligamento do pé e tornozelo
Assim que sofrer a lesão, o paciente poderá adotar o protocolo PEACE and LOVE , desenvolvido para os quadro de entorse do tornozelo, enquanto providencia o atendimento médico especializado.
Então, indicaremos um tratamento individualizado que irá variar conforme o dano sofrido, sendo comum tratarmos as lesões de forma conservadora. Assim, adotamos uma série de medidas, por exemplo:
- Repouso;
- Restrição de carga;
- Imobilização;
- Crioterapia (gelo);
- Uso de medicamentos;
- Fortalecimento da musculatura;
- Alongamento;
- Treino de equilíbrio (propriocepção);
- Ganho de amplitude de movimento, entre outros.

Normalmente, essas técnicas são satisfatórias e as lesões evoluem com boa cicatrização do ligamento.
Já nos casos de lesões que geram instabilidade, Ex: lesão do ligamento de lisfranc, quando há o rompimento da estrutura, indicaremos o tratamento cirúrgico para garantir uma boa recuperação e evitar a instabilidade residual.
Além disso, também indicamos o tratamento cirúrgico caso o tratamento conservador não traga o alívio dos sintomas do paciente.
A técnica cirúrgica utilizada irá variar conforme as características da lesão de cada paciente.
Ressaltamos a importância de procurar um médico especialista ao sentir dores nos pés para definirmos as melhores técnicas de reabilitação. Isso é fundamental para evitar que o quadro evolua para dor crônica e instabilidade.
Não deixe de se cuidar!
Dr. Ivan Giarola
Faça as pazes com seu pé!
Dr. Ivan acredita que atuar de forma profissional e estabelecer uma boa relação com o paciente são condições essenciais para promover um ambiente humano e favorável à melhoria das condições de saúde. Dedica-se com muito cuidado a realização de diagnósticos de modo a fazer a indicação adequada dos procedimentos necessários.