Sofri uma ruptura do Tendão de Aquiles, e agora?

jun. 10, 2021

O tendão de Aquiles é o maior e mais forte tendão do corpo humano, responsável pela junção do tendão do músculo gastrocnêmio e do solear ao osso calcâneo.


Esses dois músculos da panturrilha são responsáveis por realizar a flexão plantar do tornozelo, ou seja, fazer força para ficar nas pontas dos pés. Assim, essa musculatura tem vital importância quando andamos ou praticamos atividades físicas.



Dr-ivan-giarola-ortopedista-especialista-tornozelo


No entanto, da mesma forma que este tendão é o maior e mais forte do corpo humano, ele é também aquele que mais se rompe.


Inclusive, a incidência desta lesão, que varia de 11 - 37 a cada 100.000 pessoas, está aumentando com o tempo, uma vez que os indivíduos de meia idade estão praticando mais atividade física.


Outro fator que contribui para a elevação dos casos de ruptura do tendão de Aquiles é o aumento da expectativa de vida e do número de pessoas obesas.


Quais são as principais causas da ruptura do tendão de Aquiles?


A causa mais comum de ruptura do tendão de Aquiles é a prática de atividades físicas, sendo que a lesão mais usual ocorre de 3 a 6 cm da inserção do tendão no calcanhar.


No geral, homens têm de 2 a 12 vezes mais chance de romper o tendão de Aquiles do que as mulheres.


Além disso, essa lesão apresenta dois picos de incidência, sendo o primeiro dos 30 aos 39 anos e o segundo dos 70 aos 79 anos.


Existem algumas condições que podem propiciar a ocorrência da ruptura deste tendão, por exemplo:


  • Tendinites no tendão de Aquiles;
  • Bursite;
  • Artrite reumatóide e doenças auto-imunes;
  • Obesidade.


Quais são os sintomas da ruptura no tendão de Aquiles?


A história clínica do paciente com essa lesão é bem direta, onde ele refere a sensação de uma "pedrada" na região posterior da perna. A dor é intensa no momento da ruptura com melhora significativa após o evento.


Em alguns casos, pode ocorrer a ruptura sem que o paciente perceba, principalmente em idosos.


Nesse caso, é a forma de andar, a sensação de fraqueza e a perda de equilíbrio que indicam que a lesão pode ter ocorrido.


Como é feito o diagnóstico? 


Muitas vezes, a ruptura do tendão de Aquiles passa despercebida no pronto socorro, sendo confundida com entorse no tornozelo.


Na realidade, até 25% das lesões agudas do tendão de Aquiles não são diagnosticadas em um primeiro momento.


Quando realizamos exame físico, muitas vezes o paciente não apresenta um quadro de dor no local. Além disso, a perda de movimento não ocorre devido a ação da musculatura próxima, como os flexores, fibulares e tibial posterior.


Então, existem diversos testes específicos para realizar o diagnóstico, entre eles a palpação do GAP (falha que ocorre pela lesão do tendão, na região posterior da perna). No entanto, a existência de hematoma ou as lesões com mais de 4 semanas podem dificultar a realização deste teste.


Já o teste de Matles é a comparação entre a posição de ambos os pés ao ficarem pronados (deitado de barriga para baixo), com os joelhos fletidos. Nos casos de lesão, o pé machucado ficará dorsifletido em comparação com o outro.


Na mesma posição realizamos o teste de Thompson, que consiste na compressão da musculatura da perna e, caso não exista lesão, o paciente conseguirá movimentar o pé, caso contrário, ele não conseguirá movimentar este membro.


A complementação com ultrassonografia e ressonância magnética só se fazem necessárias em dúvidas em relação ao exame físico ou nos casos de lesões crônicas.


Como será o tratamento da ruptura do tendão de Aquiles? 


Quando diagnosticamos esta lesão, a adoção do tratamento cirúrgico possibilita o retorno às atividades de forma mais precoce.



Atualmente, o tratamento não cirúrgico apresenta protocolos de reabilitação que permitem o retorno à normalidade, no entanto, com um tempo mais prolongado ao se comparar com a cirurgia.


Dr-ivan-giarola-ortopedista-especialista-cirurgia-tornozelo


Em geral, o tratamento é baseado no pilar da reabilitação precoce, iniciando a fisioterapia assim que possível. 


Até um terço dos atletas profissionais que lesionaram o tendão de Aquiles não conseguem retornar ao nível anterior no esporte.


Como vimos, a ruptura do tendão de Aquiles é uma lesão importante, mas que nem sempre é devidamente diagnosticada.


Artigo de referência

Claessen, F.M.A.P., de Vos, RJ., Reijman, M. et al. Predictors of Primary Achilles Tendon Ruptures. Sports Med 44, 1241–1259 (2014). https://doi.org/10.1007/s40279-014-0200-z


Dr. Ivan Giarola

Faça as pazes com seu pé!

Dr. Ivan acredita que atuar de forma profissional e estabelecer uma boa relação com o paciente são condições essenciais para promover um ambiente humano e favorável à melhoria das condições de saúde. Dedica-se com muito cuidado a realização de diagnósticos de modo a fazer a indicação adequada dos procedimentos necessários.

AGENDAR CONSULTA
Tendinite do calcâneo: entenda
26 set., 2023
Quer entender mais sobre a Tendinite do Calcâneo? O Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e fala sobre o assunto!
sindrome-tunel-tarso-dr-ivan-giarola-ortopedista-tornozelo-sp
09 jun., 2022
Quer entender sobre a Síndrome do Túnel do Tarso? O Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e fala mais!
cisto-pe-dr-ivan-giarola-ortopedista-especialista-pe-sao-paulo
19 mai., 2022
Você está com Cisto no Pé? O Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e explica mais!
artrose-tornozelo-dr-ivan-giarola-ortopedista-tornozelo-sao-paulo
14 abr., 2022
Quer entender mais sobre a Artrose no Tornozelo? O Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e explica esta doença!
lesoes-tornozelo-dr-ivan-giarola-ortopedista-tornozelo-sao-paulo
17 mar., 2022
Quais são os tipos de lesões no tornozelo? Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Tornozelo em São Paulo e fala sobre o assunto!
ligamento-pé-dr-ivan-giarola-ortopedista-cirurgia-pe-sao-paulo
17 fev., 2022
Lesão no ligamento do pé e tornozelo: o que fazer? Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e fala mais sobre o assunto!
fascite-plantar-dr-ivan-iarola-ortopedista-pe-sao-paulo
13 jan., 2022
Quer entender mais sobre a Fascite Plantar? Dr. Ivan Giarola é Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e explica a doença!
dor-calcanhar-dr-ivan-giarola-ortopedista-pe-sao-paulo
30 dez., 2021
Dor no calcanhar: o que pode ser? O Dr. Ivan Giarola é Médico Ortopedista Especialista em Pé em São Paulo e fala sobre o assunto!
cirurgia-tendao-aquiles-dr-ivan-giarola-ortopedista-pe-sao-paulo
16 dez., 2021
Como é a cirurgia do tendão de Aquiles? Dr. Ivan Giarola é Médico Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo em São Paulo e explica mais!
Mais artigos!
Share by: